terça-feira, 5 de julho de 2016

O que mais marcou o GP da Áustria 2016?

 “Zebras” provocam quebras de suspensão e despiste: Verstappen (T1), Rosberg (T3), Kvyat e Pérez (Q1).
Vettel tem falha nos freios, roda e abandona T2 e Sainz tem o motor quebrado no fim do Q1.

Pérez, com suspensão traseira quebrada e Sainz não participam do Q2.
O alemão Pascal Wehrlein surpreende e passa para o Q2, pilotando o “sofrível” Manor.
Chuva no final do Q2 e Button consegue ir para o Q3.

Chuva e emoção no Q3: Räikkönen, Hamilton Rosberg, Ricciardo, Massa, Hülkenberg se alteram na pole. Cronômetro zerado e pista já seca: Vettel toma a pole de Hülkenberg e este é batido pelo Hamilton!

Punições tornam o grid atípico. 
No alinhamento, Massa larga do box, Wehrlein toma o seu lugar no grid por engano, mas corrige a tempo de não tomar punição, dando uma ré até seu local de partida.

Hamilton toma a ponta da corrida e demora a ir ao pit. Pouco depois, o aniversariante Vettel assume a ponta, e (no limite) seu pneu ultra-macio traseiro direito estoura na reta do box acabando com sua corrida.
Safety car entra por 5 voltas. Pilotos passam pelo pit enquanto a pista é limpa.
Rosberg é mais rápido que seu companheiro nos dois pits. Ele lidera com pneus super-macios, mas perde terreno para o 2ºcolocado, Hamilton com macios.

Última volta: eles colidem por duas vezes e Rosberg –problemas no freio- leva a pior com a frente deteriorada. Hamilton cruza como vencedor.
O jovem Verstappen e Räikkönen ultrapassam Rosberg que se arrasta até a bandeirada cruzando em 4ºlugar. Mesmo punido pela colisão ele não perde o 4ºposto.

Pérez –sem freios- sai da pista nessa última volta e perde o 8ºposto permitindo que o destaque Pascal Wehrlein conquiste um suado e merecido 10ºposto.
29 e 2009: Vettel fez 29 anos; 2009 pontos na F1 o inglês Lewis Hamilton atingiu com a vitória.

Curiosidade: desde o GP do Canadá 2011 (vitória de Button sobre Vettel) o 1ºcolocado (e vencedor) na F1 não era alterado na última volta.

No Mundial, o atual campeão, Lewis Hamilton, está somente a 11 pontos do líder Rosberg seguidos por Vettel e Räikkönen, ambos com 96 pontos...
O “tenso” GP da Inglaterra é domingo que vem. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário